Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A história da Ministra Luciana Lóssio que tomou posse ontem no TSE

Ministra Luciana Lóssio

A Trajetória da Ministra Luciana Lóssio
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e inscrita desde 1999 na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, Luciana Christina Guimarães Lóssio, 37 anos, é natural de Brasília-DF.

Com experiência na Justiça Eleitoral, ela advogou nas eleições gerais de 2010 para a coligação “Para o Brasil seguir mudando”, que elegeu Dilma Rousseff (PT) presidenta da República. Fez inúmeras sustentações orais no Plenário do TSE. Também atuou na defesa dos então governadores José Roberto Arruda (DEM-DF), Rogério Rosso (PMDB-DF) e Roseana Sarney (PMDB-MA). É especialista em Direito Eleitoral e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).

No encerramento do Ano Judiciário de 2010, foi escolhida, pelos advogados que militam na Justiça Eleitoral, para fazer o discurso de saudação ao Tribunal Superior Eleitoral. É sócia efetiva do Ibrade e professora do curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral realizado pelo UniCEUB em convênio com a OAB-DF.

A Composição do TSE

Segundo o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete membros, sendo três vagas dos ministros do STF, duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo presidente da República. Neste último caso, o chefe do Poder Executivo recebe, a cada vacância, lista tríplice elaborada pela STF para a nomeação.

Representando o STF, atuam no TSE os ministros Ricardo Lewandowski (presidente), Cármen Lúcia Antunes Rocha (vice-presidente) e Marco Aurélio, tendo como substitutos Dias Toffolli, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Pelo Superior Tribunal de Justiça atuam Nancy Andrighi (corregedora-geral da Justiça Eleitoral) e Gilson Dipp, sendo substituídos por Teori Zavascki e Laurita Vaz. As vagas destinadas à advocacia encontram-se preenchidas por Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani. Para substituí-los, o TSE conta com Henrique Neves e, a partir de agora, com Luciana Lóssio.
Agência de notícias da Justiça Eleitoral
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário