Powered By Blogger

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Viva bem! Com uma alimentação saudável!


Saúde!

Tenha uma boa qualidade de vida!

Acabe com suas dúvidas!

Açúcar em excesso pode causar diabetes? A resposta para esta e outras perguntas você encontra aqui!

Você quer oferecer alimentos mais saudáveis para a sua família, mas fica em dúvida sobre o que vale a pena comprar? Pois agora suas dúvidas acabaram! Respondemos às perguntas mais comuns sobre o assunto, para você preparar receitas saudáveis, saborosas e ricas em nutrientes!
 
O suco de frutas é menos nutritivo do que a fruta inteira?

Nem sempre. Frutas inteiras de fato têm mais fibras insolúveis, importantes pois  estimulam o funcionamento do intestino e a sensação de saciedade, facilitando a manutenção de um peso saudável. Mas os sucos preparados no liquidificador, com frutas cruas e sem peneirar também são riquíssimos em fibras. Já o suco preparado em centrífuga, peneirado e com adição de açúcar e água realmente contém menos vitaminas do que as frutas in natura.

Os alimentos congelados têm o valor nutricional reduzido e devem ser evitados?
Não. O congelamento, quando feito em temperaturas e velocidade adequadas, preserva as propriedades nutricionais do alimento em vez de perder. Além disso, o processo permite que os micro-organismos parem de se desenvolver e não estraguem o alimento. Quanto mais rápido o processo de congelamento, mais bem preservados ficarão os nutrientes.

Comer açúcar em excesso pode causar diabetes?
Não. O diabetes é causado pela falha na produção de insulina ou a resistência a ela. O consumo isolado de açúcar, sem a existência de herança familiar e fatores associados, como o excesso de peso e a obesidade, dificilmente causará diabetes. Porém, os alimentos que contêm muito açúcar têm muitas calorias e seu consumo em excesso pode causar o aumento de peso. E as pesquisas mostram que pessoas obesas ou com excesso de peso têm maior risco de desenvolver resistência à insulina, portanto, diabetes do tipo 2.

Cortar os carboidratos do prato é a melhor alternativa para quem quer emagrecer?
Não. Os carboidratos são os principais responsáveis por nos fornecer energia. Eles são encontrados nas massas, arroz, pão, batata, cereais, etc. Quando os carboidratos são cortados, o corpo fica sem a sua principal fonte de energia e surge o cansaço, a fraqueza e o desânimo. O ideal é apostar em uma dieta balanceada, que forneça um cardápio nutritivo, variado, equilibrado e que, com o passar do tempo, vai promover a queima de gordura saudável, principalmente se aliada à prática de exercícios físicos.

Os alimentos enlatadas fazem mal à saúde?

Não. Hoje em dia as latas são produzidas dentro de altíssimos padrões de tecnologia e qualidade. Por isso os alimentos enlatados não oferecem riscos à saúde. O atum em lata, por exemplo, leva óleo vegetal, sal e é cozido dentro da latinha de aço sem qualquer aditivo, preservando seus nutrientes, em especial o ômega 3. Já o óleo de soja embalado em aço não precisa de nenhum conservante químico, diferentemente do embalado em PET, que necessita da adição de aditivos químicos para preservar a cor e protegê-lo contra a ação da luz, que oxida o alimento.
Site da Sadia

Nenhum comentário:

Postar um comentário