Powered By Blogger

domingo, 29 de janeiro de 2012

As manchetes deste domingo de alguns dos principais jornais e revistas do Brasil


O Globo: O retrato da falta de fiscalização no Rio
 
Folha de S. Paulo: Polícia na cracolândia é aprovada por 82% em SP
 
O Estado de S. Paulo: Estrangeiro no Brasil envia mais dinheiro para o exterior
 
Correio Braziliense: Bêbados e, mesmo assim, ao volante

Estado de Minas: Rotina de risco
 
Jornal do Commercio: Como é caro emagrecer (Págs. 1 e Economia/4)
 
Veja: O melhor professor do mundo
 
Época: Anatomia da corrupção
 
ISTOÉ: Horror no Rio: O preço da imprudência
 
ISTOÉ Dinheiro: Os planos de Graça Foster no comando da Petrobras
 
Carta Capital: A guerra da Internet
 
Zero Hora: Meninos condenados
Clique aqui e leia os destaques de capa de alguns dos jornais do país.
 


sábado, 28 de janeiro de 2012

As manchetes deste sábado de alguns dos principais jornais do Brasil


O Globo: Responsabilidade pela obra suspeita vira jogo de empurra
 
Folha de S. Paulo: Bens de vítimas da queda de prédios são desviados
 
O Estado de S. Paulo: Banco público amplia oferta e crédito supera R$ 2 trilhões
 
Correio Braziliense: Procuram-se os culpados
 
Estado de Minas: Rotina de risco
 
Jornal do Commercio: Megaobra contra cheias na Mata Sul
 
Zero Hora: Mutirão limpa orla mas restrições prosseguem
Clique aqui e leia os destaques    de capa de alguns dos jornais do país.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os pré- candidatos dos partidos de oposição estão unidos em prol de uma só candidatura para a Prefeitura de São Luís


Eleição em São Luís
Uma nota assinada por lideranças do PCdoB, PPS, PP, PSB, PTC e PT, intitulada "Ao Povo de São Luís", foi apresentada hoje à imprensa, reforçando a tese de que o grupo está unido em torno de um candidato à Prefeitura de São Luís e que o nome deve ser definido em breve.

A nota diz que: "Agora em 2012, São Luís completa 400 anos e tem uma grande oportunidade de reencontrar um caminho capaz de torná-la uma cidade de oportunidades para todos, bem cuidada, socialmente justa e desenvolvida. É o melhor presente que todos nós podemos dar à nossa querida São Luís.

É com esse compromisso que apresentamos nossos nomes à apreciação da sociedade, dos partidos políticos, dos movimentos sociais, como postulantes a uma candidatura à prefeitura de São Luís.

É hora de renovar esperanças, apresentando uma alternativa às práticas oligárquicas, à incompetência administrativa e o festival de promessas não cumpridas, que são as marcas dessa política atrasada e patrimonialista que aí está.

Partilhamos do mesmo compromisso de apresentar á cidade um projeto de governo que garanta qualidade de vida ao povo, honestidade na gestão, prioridade às políticas sociais, educação para todos, atenção à saúde básica, prioridade para o transporte coletivo, apoio á cultura e ao esporte, transparência administrativa.

Partilhamos ainda a compreensão de que as eleições de 2012 e de 2014 são etapas da mesma luta que ocorre nos 217 municípios, pela construção de um caminho novo para o Maranhão, que elimine a inaceitável contradição entre um estado rico e um povo pobre e abandonado.

Temos compromisso com São Luís e com o Maranhão. Por isso, estamso oficialiazndo as nossas pré-candidaturas, almenjando com determinação uma candidatura unificada mediante entendimento entre os partidos dos pré-candidatos. Uma candidatura que seja uma alternativa vencedora , pois as pesquisas mostram que juntos representamos mais de 50% das intenções de voto. Uma candidatura que irá superar os fracassos administrativos em São Luís e no Maranhão".

Ao final a nota, datada de 27 de janeiro de 2012, é assinada pelos pré-candidatos: deputado estadual Bira do Pindaré (PT), deputada estadual Eliziane Gama (PPS), presidente da Embratur Flávio Dino (PCdoB), ex-deputado federal Roberto Rocha (PSB), ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PP) e Milton Calado (representante do pré-candidato Edivaldo Holando Junior- PTC).
blog do mario carvalho

Pirapemas pede socorro! Acidente constante na Estrada Matões

O Menino Derick que foi atropelado ontem pela manhã
por Joacy Alemão.
A vala feita após o acidente

Ontem em Pirapemas por volta das 9h ocorreu um acidente na Rua Estrada Matões, no bairro da Torre, onde uma moto bateu em uma criança de nome Derick Franco de 3 anos , filho do Sr. Francimar Franco que mora na mesma Rua e ocorreu em frente a sua casa.
 
O motoqueiro segundo informante no local seria um rapaz de nome Josias, após o acidente a polícia conduziu a moto a delegacia da polícia Militar em Pirapemas, segundo o pai do menino informou ao blog que seu filho por ter 2 anos não tem noção ainda de via pública , o menino saiu de casa correndo, quando o rapaz passava no momento em que o menino iria cruzar  a via , ocorrendo o acidente e o menino quebrou a perna esquerda e levou um corte de 10cm do lado esquerdo quase que frontal da cabeça.
 
A Estrada Matões, se o poder público municipal não tomar providências em colocar lombadas na via, vai acontecer mais acidentes, como já ocorreu anteriormente vitimando 4 pessoas que chegaram ao óbito e uma vitima que perdeu  uma das pernas e este menino agora que quebrou sua perna e levou um grande corte na cabeça.
 
A Associação dos Moradores do Bairro da Torre (AMBAT),quando aconteceu os primeiros acidentes tomou logo a iniciativa de comunicar ao poder público municipal por meio do ofícionº04/2011 de 8 de julho de 2011 que  foi enviado a Prefeitura de Municipal de Pirapemas, sendo recebido pelo secretário de Administração o Sr. Carlos Giovane Barroso solicitando 7 quebra molas na Estrada Matões, a Associação e a comunidade nunca  foi atendida pelo gestor municipal.
 
O Presidente da Associação da AMBAT após dias que enviou o ofício ao gestor municipal procurou o blog do Joacy Alemão que logo teve a iniciativa de elaborar o ofício nº01 de 17 agosto de 2011 a Promotora da Comarca de Cantanhede solicitando a promotoria de justiça que intercedesse junto a Prefeitura do Município de Pirapemas para a construção de 7 lombadas na Estrada Matões,pois em razão do grande número de acidentes terem já ocorridos em pouco espaço de tempo e também não recebemos nenhum comunicado da Promotoria da Comarca de Cantanhede.
 
E diante do acidente de ontem foi obrigado por força do instinto de pai o Sr. Francimar Franco a cavar uma vala para que chamasse a atenção do Poder público em solucionar por fim o sofrimento de pais que já perderam seus filhos, os que tiveram a sorte de não morrer e outros pais que poderão sofrer em futuros acidentes.

As manchetes desta sexta-feira de alguns dos principais jornais do Brasil


O Globo: Nova tragédia, velhos erros
 
Folha de S. Paulo: Reforma pode ter derrubado prédios no Rio; mortos são 5
 
O Estado de S. Paulo: Desabamento no Rio mata 4 e 22 estão desaparecidos
 
Correio Braziliense: Rio de angústias...
 
Valor Econômico: Fundos driblaram queda da bolsa e ainda bateram o CDI
 
Estado de Minas: Escombros e mortes no Rio
 
Jornal do Commercio: É imposto demais e benefício de menos
 
Zero Hora: Vazamento mobiliza operação no Litoral
 
Brasil Econômico: BC surpreende ao revelar na ata do Copom que busca juro de um dígito 

Clique aqui e leia os destaques  de capa de alguns dos jornais do país.
 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O juiz Sérgio Muniz volta a conduzir o processo de cassação da governadora Roseana Sarney

Não terá mais a oitiva de testemunhas arroladas no processo que iria acontecer amanhã dia 27 de janeiro de 2012.

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, agora há pouco, por 3 votos a 2, devolver o processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) ao relator original, juiz Sérgio Muniz.
 
Muniz já declarou que vai suspender a audiência das testemunhas, marcadas para amanhã, até receber novos documentos encaminhados aos autos.
 
- Como não tive acesso aos novos documentos, vou marcar nova data para as audiências, pois tenho que me inteirar do processo como um todo – declarou Muniz ao blog.
 
A polêmica em torno da audiência do processo de cassação começou quando o juiz federal Nelson Loureiro assumiu a relatoria do caso.

Sérgio Muniz era o relator até dezembro, quando seu primeiro mandato expirou. A decisão da cúpula do TRE de transferir o caso para o juiz federal se deu exatamente no mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff (PT), assinou a recondução de Muniz para mais um mandato.
 
- Mostrei aos membros da Corte Eleitoral que não podia ter saido da relatoria – e nem o ministro Arnaldo Versianni havia mandado me tirar. Foi uma reperesália à minha recondução - afirma o magistrado.
 
Na análise da devolução do caso ao relator original, o juiz Nelson Loureiro votou a favor de si próprio, para manter-se no controle do processo. Foi seguido pelo desembargador José Bernardo Rodrigues.
 
Votaram pela devolução dos autos a Sérgio Muniz os juizes José Jorge Figueiredo dos Anjos, Oriana Gomes e José Carlos Souza Silva.
 
Ainda não há data prevista para nova audiência de testemunhas…
Blog do Marco D´Eça

2012! Bloco do Bode Folia já lançou seu abadá

Veja o modelo do abadá do bloco Bode Folia 2012

Segundo o Blog do Pirapemas.com o bloco Bode Folia já lançou hoje (26) o modelo do abadá para o carnaval 2012. O preço do abadá será de 10 reais e já está a venda.
 
A grande novidade no lançamento do abadá foi a informação que o bloco "sem limites" se juntou ao Bode que se torna o maior bloco da região.

O Bode Folia foi fundado no ano de 2004, tendo como organizadores: Nascimento Moura, Henrique Moura e João Nunes. A execução das músicas do bloco fica por conta do cantor Negão de Boneca.
 
O bloco se concentra na Praça do Mercado de Pirapemas, no bairro São Francisco (casa de Valentin). Por lá, muito bode assado e ao leite de coco.

Pirapemas.com

Secretário do governo Roseana Sarney poderá ser preso

Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Aluízio Mendes

Por desobediência a uma determinação judicial, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluízio Mendes, pode experimentar aquilo que deseja aos bandidos: um par de algemas e uma cadeia.
 
Ele vem enfrentando de forma deliberada uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, transitada em julgado, que manda promover o hoje major da PM Ismael de Sousa Fonseca ao posto de coronel.
 
Assim que tomou conta da decisão judicial, a procuradoraa Geral do Estado, Helena Haickel, determinou ao secretário que a ordem fosse acatada.
 
Como Mendes não engole o major, a decisão nunca foi cumprida. O militar, para que se tenha idéia da perseguição, fez curso de piloto de helicóptero em São Paulo, patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão, e nunca foi aproveitado.
 
Além da prisão de Aluízio Mendes, a Justiça deve decretar também intervenção no Maranhão por descumprimento de ordem da Justiça.
Blog do Luís Cardoso

Atenção eleitor de Gurupi-TO! A revisão biométrica será até o dia 12 de março

Fachada do TRE de Tocantins
Cerca de 24% dos eleitores do município de Gurupi-TO, sede da 2ª Zona Eleitoral (ZE) do Estado, ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral para fazerem a revisão biométrica. O não comparecimento até o próximo dia 12 de março resultará no cancelamento do título eleitoral. Até o momento, compareceram ao Cartório de Gurupi 39.412 eleitores, o que corresponde a 76,30% do eleitorado.

Para evitar tumultos e filas de última hora, o eleitor deve comparecer ao Cartório, localizado na Av. Espírito Santo, s/ n°, entre as ruas JK e Getúlio Vargas, Centro, no horário das 12h às 19h.

Para realizar a revisão biométrica, além do título, o eleitor deve levar um documento de identidade com foto (não pode ser Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nem Passaporte), CPF e comprovante de endereço, que comprove pelo menos três meses de residência no município.

A 2ª ZE compreende quatro municípios: Gurupi, Cariri, Crixás e Aliança do Tocantins, totalizando 59.530 eleitores.

Prazos

Os eleitores de Aliança do Tocantins que ainda não se recadastraram biometricamente devem procurar o ponto da Justiça Eleitoral instalado na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, situada na Av. Aliança, AL. 51A, Centro, até o dia 16 de fevereiro deste ano.

Os eleitores dos municípios de Cariri do Tocantins e Crixás do Tocantins que ainda não fizeram a revisão biométrica devem regularizar a situação no Cartório de Gurupi, impreterivelmente até dia 12 de março.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-TO

Atenção! Muita atenção!Promotora da comarca de Cantanhede, Pirapemas pede socorro!

Praça João Lisboa no Centro de Pirapemas
por Joacy Alemão.
Segundo o levantamento do SINDSEP e publicado no Blog Tribuna de Pirapemas do prof.Gilmar Sales que é secretário de comunicação do Sindicato do professores de Pirapemas.
 
Apresenta aos pirapemenses uma das secretarias (Educação) da administração do atual gestor de Pirapemas Eliseu Moura onde ocorrem desvios de recursos.
 
Veja o grau de tanta irresponsabilidade, falta de compromisso, desprezo com os nossos filhos que estudam em nosso município e este levantamento vêm mostrar aos pais dos alunos da Rede Municipal como é gerenciada a educação de Pirapemas pelo atual gestor de Pirapemas Eliseu Moura. Este desvio é só na educação e imagine as outras secretarias...  Lavagem... Lavagem... Lavagem mesmo... Em Pirapemas!
 
Levantamento realizado pelo SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE PIRAPEMAS - SINDSEP constataram que em Pirapemas o desvio de recursos na Educação não teve limite no ano passado.

Foram encontradas várias irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEB, o que impossibilitou o município em cumprir com a Lei que estabelece o Piso Nacional da Educação.


Desde 2009, o SINDSEP vem cobrando explicações do atual prefeito Eliseu Moura sobre o não cumprimento da Lei Nacional. No entanto, essa parece não ser a menor das preocupações do atual gestor.
 
Enquanto isso a qualidade do ensino fica prejudicada e só quem sofre é a população carente do nosso município.

Existem casos de pessoas que recebem pela educação, como professor nível II, têm duplo contrato, ou seja, a mesma pessoa contratada duas vezes. Porém, essa pessoa exerce outra função em outra secretaria diferente daquela de onde sai o recurso.

Levamos os casos às autoridades competentes, que dizem estar tomando as providências cabíveis.

Não divulgamos os valores para por questões de segurança, mas, você leitor inteligente, basta saber qual é o salário pago atualmente para um professor em nossa cidade.

Daí fica fácil deduzir os prejuízos sofridos pelos profissionais que verdadeiramente trabalham.

Esperamos sinceramente, que sejam punidos todos os culpados pelos prejuízos causados ao erário público em Pirapemas.

Veja o quadro abaixo do levantamento de contratos na educação apresentado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Pirapemas-SINDSEP.
                                       Relação de Pessoas que recebem como professores
Blog Tribuna de Pirapemas 

As manchetes desta quinta-feira de alguns dos principais jornais do Brasil


O Globo: Desabamento e morte

Folha de S. Paulo: Três prédios desabam no Rio

O Estado de S. Paulo: STF lidera alta de gasto com diárias de viagem no Judiciário

Correio Braziliense: Prédios desabam e Centro do Rio entra em pânico

Valor Econômico: Receitas de concessões vão estimular aviação regional

Estado de Minas: Prédios desabam e assombram o Rio

Jornal do Commercio: Ligação fixo-celular vai ficar mais barata

Zero Hora: Horror no Rio

Brasil Econômico: Dilma esvazia PMDB no governo e demite presidente da Transpetro 
 
 
Clique aqui e leia os destaques   de capa de alguns dos jornais do país.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hoje à noite!Uma grande explosão faz prédio desabar parcialmente no centro do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro – Um prédio de 18 andares na Rua 13 de Maio, esquina de Avenida Rio Branco, no centro da capital fluminense, desabou parcialmente esta noite. De acordo com os  bombeiros do Quartel Central, houve uma explosão seguida do desabamento parcial do prédio perto da Cinelândia, área considerada histórica do centro do Rio. No seu entorno ficam o Theatro Municipal, o Quartel Central da Polícia Militar e a Câmara Municipal do Rio.

Equipes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão trabalhando no isolamento da área e na procura de possíveis vítimas. Vários carros que estavam estacionados na Rua 13 de Maio ficaram cobertos de poeira, devido aos escombros. Os bombeiros confirmaram também que há um forte cheiro de gás na região.

No saguão do prédio funcionava uma agência do Banco Itaú e uma padaria. Nas proximidades também ficam o tradicional Bar Amarelinho, que reúne políticos, artistas e jornalistas há décadas.

A Defesa Civil municipal confirmou há pouco que há feridos, mas não soube precisar a gravidade das vítimas.
Agência Brasil

Brasil concede visto de turista a blogueira cubana

A blogueira cubana Yoani Sánchez
 
Brasília - O governo brasileiro concedeu visto de turista para a blogueira cubana Yoani Sánchez. A informação foi divulgada hoje (25) pelo Ministério das Relações Exteriores. De acordo com a nota, a blogueira havia solicitado o visto brasileiro na semana passada, dia 20, na Embaixada do Brasil em Havana.

Na semana passada, Yoani Sánchez divulgou um vídeo na internet dizendo que pediria a intercessão da presidenta Dilma Rousseff, junto ao presidente cubano Raúl Castro, para que o governo cubano permita sua saída da ilha.

Dilma viaja para Cuba no dia 31 de janeiro, onde ficará dois dias e depois segue para o Haiti.

O Itamaraty também informou que a blogueira, crítica do governo cubano, recebeu convite do cineasta Cláudio Galvão da Silva para comparecer à exibição de estréia do documentário Conexão Cuba-Honduras, em Jequié na Bahia, prevista para o dia 10 de fevereiro.

Também na semana passada, Yoani Sánchez enviou uma carta à Dilma. O conteúdo da carta não foi divulgado.

Yoani Sánchez recebeu diversos prêmios por seu blog Generación Y, que publica desde 2007. Pelo blog, ela critica o governo cubano, principalmente por não respeitar a liberdade de expressão.
Agência Brasil

Mapeamento geológico de municípios terá um aumento de 250 para 800 até 2014

Locais que podem sofrer desastres serão mapeados
 
Brasília - O governo federal aumentou de 250 para 800 o número de municípios que farão parte do mapeamento geológico até o final de 2014 por terem áreas com risco de desastres naturais. Até o final deste ano, a expectativa é mapear 400 municípios. A informação foi passada pelo secretário de Políticas e Programas de Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre.

“Expandimos para outros municípios que têm muitas áreas com aglomerados subanormais”, explicou Nobre. Ele informou ainda que a Petrobras irá constituir uma rede temática de pesquisa focada em desastres naturais.

O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, informou que os centros de Monitoramento e Controle de Desastres, anunciados para os estados de Santa Catarina e São Paulo, serão instalados a partir de amanhã (26). Os que estão em funcionamento no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo serão mantidos por tempo indeterminado.

No último dia 18, o ministro da Integração Nacional anunciou que o governo iria acelerar o mapeamento dos municípios em risco e identificar geólogos da Petrobras e de universidades federais para reforçar o trabalho. Profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), também vão participar do trabalho.

As medidas foram definidas em reunião, hoje (25), com a coordenação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com a participação de representantes dos ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia, Petrobras, Agência Nacional de Águas (ANA) e de universidades.
Agência Brasil

Consumidores: chamada de telefone fixo para celular a partir de fevereiro a tarifa será reduzida


Brasília – A partir de fevereiro, os consumidores pagarão menos pelas chamadas telefônicas de fixo para móvel. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu ontem (24) que o valor das tarifas dessas chamadas será reduzido. Em média, a redução será de 10% sobre os valores pagos pelos consumidores. Apesar de ter sido aprovada na noite de ontem, a medida só será válida a partir do mês que vem.
 
A decisão faz parte de uma norma da Anatel, aprovada em outubro de 2011, que define que os usuários deverão ser beneficiados com a redução de tarifas, de forma gradual, até 2014. A ideia é fazer com que os usuários possam obter ganhos de até 45% no que se refere ao pagamento de tarifas telefônicas.
 
Pela decisão da Anatel, aos poucos, os usuários vão pagar cada vez menos. No total, a agência pretende promover a redução em três etapas. A última deve ficar em 7%.
 
Até o fim do ano passado, os consumidores pagavam, em média, R$ 0,54 por ligação de telefone fixo para móvel. A ideia é que a partir de fevereiro eles passem a pagar R$ 0,48. Depois, em 2013, paguem R$ 0,44 e, em 2014, R$ 0,425.

A norma foi publicada em novembro de 2011. Após a publicação, as empresas de telefonia tiveram  20 dias para a execução da medida. Em caso de não cumprimento, a Anatel informou que tomará as providências em relação a essas empresas.
Agência Brasil

Governo sério cumpre lei, não espera anúncio

 
A demora dos gestores estaduais e municipais em corrigir os vencimentos iniciais de carreira do magistério público da educação básica, à luz do piso salarial profissional nacional, não se justifica pelo fato de o MEC ainda não ter se pronunciado sobre o assunto. Na verdade, a atitude caracteriza o descumprimento de direito líquido e certo do magistério em ver atualizados seus vencimentos de carreira, a partir de janeiro de cada ano, e enseja a existência de categoria privilegiada na esfera do direito, o que é inconcebível diante do princípio de que ninguém pode escusar-se de cumprir a Lei alegando desconhecê-la.

Depois de terem sido derrotados no Supremo Tribunal Federal, governadores e prefeitos têm se rebelado contra a decisão de mérito proferida na ADIn 4.167, que ordena o cumprimento integral e imediato da Lei 11.738, não obstante pender o julgamento dos embargos de declaração interpostos pelos autores da ação de inconstitucionalidade.

Enquanto milhares de cidadãos comuns são obrigados a cumprir as decisões da justiça, o que acontece com prefeitos e governadores que insistem em desrespeitar as deliberações judiciais? Isso é o que veremos a partir da greve nacional da educação!

Sobre a atualização do piso nacional, o art. 5º da Lei 11.738 claramente vincula o índice do PSPN ao mesmo que reajusta o valor mínimo do Fundeb, ano a ano. Em lugar algum se exige o pronunciamento de órgão federal, tendo sido esta uma opção adotada pelo MEC para tentar unificar o cumprimento da Lei.

Para o ano de 2012, conforme defende a CNTE, o piso deve ser de R$ 1.937,65. Contudo, desde 2010, a maior parte dos estados e municípios tem optado em seguir as recomendações do MEC, que para este ano indicam um crescimento de 22,22% sobre o valor de 2011, atingindo assim a cifra de R$ 1.450,75.

Para quem não tem cumprido as regras do Piso, a CNTE recomenda a seus sindicatos filiados que ingressem com ações judiciais para cobrar o imediato e integral cumprimento da Lei 11.738, com destaque para o passivo do piso - contrapondo as orientações do MEC - e para a aplicação do percentual de 1/3 da jornada de hora-atividade, conquistado recentemente na justiça pela Apeoesp/SP e pela Fetems/MS.
 

As manchetes desta quarta-feira de alguns dos principais jornais do Brasil


O Globo Dilma decide demitir chefe do Dnocs, mas vai esperar PMDB 

Folha de S. Paulo: 90% apoiam internação involuntária de viciados   

O Estado de S. Paulo: Investimento no País cobre rombo recorde nas contas externas   

Correio Braziliense: Apagou legal 

Valor Econômico: Produtor banca safras recorde no Mato Grosso 

Estado de Minas: Motos fora de controle 

Jornal do Commercio: Sete assaltos a banco em menos de um mês 

Zero Hora: Custo de estacionar no Centro varia 180% 

Brasil Econômico: Metrô do Rio e Supervia preparam fusão de operações e das empresas 
Clique aqui e leia os destaques  de capa de alguns dos jornais do país.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hoje! Foi eleito o novo Presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF)

 por Joacy Alemão.
Novo Presidente da FMF Antônio Américo
 
A eleição de hoje teria duas chapas, uma de Antônio Américo e a outra seria do Sr. Vasconcelos apoiada pelo ex- presidente afastado por irregularidades na instituição o Sr. Alberto Ferreira, mas a chapa não compareceu a sede da Federação.
 
Às 18h na sede da Federação Maranhense de Futebol (FMF) foi realizada a eleição ao cargo de Presidente da instituição e por 52 votos foi eleito o ao cargo o Sr. Antônio Américo e seu vice- Walter Lira.
 
O presidente eleito era interventor da Federação, sua chapa não teve concorrente e sua chapa foi eleita por aclamação.

Amanhã, a presidenta da Argentina retorna ao trabalho

 Presidenta da Argentina, Cristina Kirchner
 
Brasília – Afastada do governo desde o começo deste ano, quando foi submetida a uma cirurgia na tireoide, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, de 58 anos, retornou hoje (24) a Buenos Aires. Ela passou os últimos dias fora da capital argentina com os dois filhos. Amanhã (25) a presidenta pretende retomar as atividades políticas.

Nos 20 dias em que ficou afastada do poder, o cargo foi exercido interinamente pelo vice-presidente Amado Boudou. Segundo ele, Cristina Kirchner retorna ao trabalho com “força total”. No começo de janeiro, ela foi diagnosticada com câncer de tireoide, mas em seguida os médicos informaram que o tumor não era maligno.

No período em que esteve como presidente em exercício, Boudou tomou algumas medidas consideradas drásticas, mas todas com o aval de Cristina Kirchner. Ele assinou medidas de reajuste de tarifas públicas e impostos.
agência pública de notícias da Argentina

O cientista Raupp assume hoje Ministério da Ciência e Tecnologia

Novo Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp

Brasília - O cientista Marco Antonio Raupp, de 73 anos, atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), assume hoje (24) o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com uma longa trajetória em pesquisas, o doutor em física também foi professor da Universidade de Brasília (UnB) e integrou a equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
   
Raupp teve o nome confirmado pelo governo na semana passada. Ao receber a confirmação, ele disse que assume o ministério em um momento “fundamental de sua evolução”. Segundo ele, por meio da ciência e tecnologia, o Brasil expandirá o desenvolvimento social e econômico.

Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raupp é especialista em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Exerceu as atividades de pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica, professor da UnB e pesquisador do Inpe.

Entre os cargos que assumiu ao longo da carreira estão o de diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, diretor do Inpe e diretor-geral do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj), além de ter sido conselheiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É também membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA).
 Agência Brasil

Muitas Emoções!Na cerimônia de transição de Ministro da Educação

O novo Ministro Aloizio Mercadante no Ministério da Educação




A presidenta Dilma,o ex-presidente Lula e o Ex-Ministro Fernando Haddad
Brasília– Durante a cerimônia de posse de Aloizio Mercadante no Ministério da Educação, o agora ex-ministro Fernando Haddad emocionou-se ao lembrar dos seis anos à frente da pasta e agradeceu pelo apoio que recebeu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. Lula, que está em tratamento para combater um câncer na laringe, acompanhou a cerimônia nesta tarde, no Palácio do Planalto.
 
Haddad deixa o governo para disputar indicação do PT para concorrer à prefeitura de São Paulo.
 
“Foi uma honra iniciar os trabalhos na Educação pelas mãos de uma metalúrgico", disse Haddad. "Falo isso como professor universitário", acrescentou o ex-ministro, ressaltando que teve "apoio incondicional" tanto no governo Lula, quanto agora com a presidenta Dilma.
 
"Pude apresentar projetos ousados, sonhar com um país diferente e ver esse sonho se tornar gradualmente em realidade, a ponto de elevar a esperança do mais humilde jovem”, destacou Haddad, em referência aos alunos formados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
 
O ex-ministro fez um agradecimento especial ao Congresso Nacional que, segundo ele, teve uma visão suprapartidária ao aprovar mais de 50 projetos de lei e duas propostas de emenda à Constituição (PECs) encaminhados pelo Ministério da Educação nos últimos anos. Ele citou a PEC que incluiu a pré-escola e o ensino médio na escolaridade obrigatória.
 
Haddad também lembrou o pacto feito com os prefeitos e governadores que aderiram ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabeleceu metas de qualidade a serem alcançadas por todos os sistemas de ensino até 2020.
 
“Hoje o Brasil é o único país que tem metas quantitativas para a educação, mas também metas qualitativas. Nós vivemos uma década auspiciosa até 2010 e viveremos mais uma década, avançando ainda mais sob o comando da presidenta Dilma. Se o Brasil mantiver o rumo, nós vamos erradicar a pobreza, educar nossa gente e garantir oportunidades a todos os cidadãos brasileiros”, disse.

Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Mercadante destacou que assume o MEC com honra, mas que será um grande desafio continuar o trabalho da gestão anterior. Mercadante foi breve no discurso e não adiantou suas prioridades à frente do MEC. Segundo ele, esses assuntos serão discutidos hoje à noite na cerimônia de transmissão de cargo. O cientista Marco Antônio Raupp tomou posse na pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
“A história será escrita pelos historiadores, mas não vejo como seu nome [Haddad] não possa estar entre os grandes ministros da Educação por sua capacidade de expandir oportunidades da pré-escola à pós-graduação, de construir programas inovadores e criativos”, afirmou Mercadante, agradecendo o apoio da presidenta Dilma e a presença do ex-presidente Lula.
 
“Aprendi muito [com a Dilma] e sei que vou continuar aprendendo. Foi uma honra e um aprendizado inédito trabalhar com essa eficiência e esse rigor que o Brasil precisa”, disse.
Agência Brasil

Juiz mantém data da oitiva de testemunhas arroladas no processo de cassação da governadora

Ministro Arnaldo Versianni

O juiz federal Nelson Loureiro decidiu, nesta segunda-feira (23), manter para a próxima sexta (27) a oitiva das testemunhas no processo em que a governadora Roseana Sarney (PMDB) é acusada de abuso de poder político e econômico nas Eleições de 2010.
 
O processo foi protocolado ainda no ano passado pelo ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), inimigo pessoal dos Sarney e candidato derrotado ao Senado.
 
O pedido de adiamento havia sido protocolado semana passada pelos advogados do vice-governador do Estado, Washington Oliveira (PT), que requisitaram, ainda, a volta do processo ao “juiz natural”, Sérgio Muniz.
 
Em sua decisão, Loureiro negou os dois pedidos. “Em cumprimento de carta de ordem não existe juiz natural por distribuição, pois o juiz natural é o ministro Versianni, que conduz o processo e não o juiz do TRE, que apenas cumpre a ordem do TSE”, argumentou o magistrado.
 
Veja abaixo a lista das testemunhas que devem ser ouvidas a partir do dia 27 – José Reinaldo, autor da ação, desistiu da oitivas das suas testemunhas ainda antes da audiência com o ministro Edson Lobão (Minas e Energia).
 
TESTEMUNHAS ARROLADAS
ROSEANA SARNEY

 
Fábio Godin (sec. de planejamento do gov. Roseana)
Francisco Escórcio (dep. federal) – audiência em BSB (fevereiro)
Roberval Cordeiro Silva
Remi Ribeiro
Francisco Emiliano Ribeiro de Menezes
Edison Lobãojá ouvido

WASHINGTON OLIVEIRA
George Alan Ramalho Pereira
Benedito Buzar (jornalista)
Raimundo Nonato Carneiro Sobrinho
Ricardo Murad (sec. de Saúde)
Sérgio Macedo (sec. de Comunicação)
Hildo Rocha (sec. de Articulação Política)

Blog do Gilberto Léda

As manchetes desta terça-feira de alguns dos principais jornais do Brasil


O Globo: Órgão contra seca privilegia estado do seu diretor-geral
 
Folha de S. Paulo: União Europeia suspende compra de petróleo do Irã
 
O Estado de S. Paulo: Insatisfeita com gestão, Dilma troca comando da Petrobras
 
Correio Braziliense: Policia admite indiciar hospitais no caso Duvanier
 
Valor Econômico: Longe das metas, fundos de pensão assumem mais risco
 
Estado de Minas: Porque o prefeito de BH decidiu dizer não ao aumento de 61,8% para os vereadores
 
Jornal do Commercio: Chuva, protesto e tumulto
 
Zero Hora: Dilma usa internet para combater escândalos
 
Brasil Econômico: Com Graça Foster, Dilma assume Petrobras e limita ação partidária

Clique aqui e leia os destaques de capa de alguns dos jornais do país.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Eleição 2012: Dúvidas eleitorais (Parte I)

 
O Blog do Joacy Alemão através da parceria do Blog do César Soares a partir desta edição irá apresentar algumas dúvidas da eleição 2012 formuladas pelo eleitor e demais pessoas que fazem parte do processo eleitoral. Com ajuda do professor Flávio Braga, pós-graduado em Direito Eleitoral, professor da Escola Judiciária Eleitoral e analista Judiciário do TER/MA. Apresentaremos a sistemática de perguntas e respostas, a fim de facilitar a assimilação por parte dos eleitores.

Qual o prazo final para o alistamento de eleitores em 2012?
R- De acordo com a Resolução TSE nº 23.341/2011, que dispõe sobre o calendário eleitoral de 2012, o dia 9 de maio é o prazo final para o indivíduo requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral.

É permitido o alistamento de um menor com apenas 15 anos de idade?
R- Sim. A lei faculta o alistamento, no ano em que se realizarem eleições, do menor que completar 16 anos até a data do pleito. Esse alistamento excepcional poderá ser solicitado até o dia 9 de maio. O título emitido nessa condição somente surtirá efeitos com o implemento da idade de 16 anos.

Tecnicamente, o que é propaganda eleitoral antecipada ou fora de época?
R- Essa definição guarda contornos bem singelos. O artigo 36 da Lei Geral das Eleições estabelece que a veiculação de propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. Dessa forma, qualquer modalidade de propaganda eleitoral realizada antes do dia 6 de julho será considerada extemporânea, sujeita a aplicação de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

Vice-prefeito pode concorrer a vereador sem necessidade de desincompatibilização?
R- O artigo 1º, § 2° da Lei das Inelegibilidades, preceitua que o Vice-Presidente, o Vice-Governador e o Vice-Prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos últimos seis meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular.

O que vem a ser o cadastramento biométrico de eleitores?
R- É um moderno sistema de atualização do cadastro eleitoral por meio da utilização de equipamentos que permitem a identificação do eleitor mediante a incorporação de dados biométricos e sua fotografia. Nas eleições municipais de outubro, esse sistema de identificação já será adotado em seis municípios maranhenses (Paço do Lumiar, Raposa, São João Batista, São Vicente Férrer, Cajapió e Benedito Leite). Com o emprego da biometria, a Justiça Eleitoral pretende excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, o que hoje representa a única possibilidade de fraude no âmbito do sistema eletrônico de votação. Estima-se que em 10 anos todos os eleitores brasileiros já estarão cadastrados e habilitados a votar pelo sistema biométrico.