Powered By Blogger

sábado, 30 de junho de 2012

Aconteceram ontem em Pirapemas duas convenções de duas alas política na disputa das eleições de 2012

por Joacy Alemão


Ontem (29) os partidos PSB, PP, PT, PDT e PTN de uma ala política e outra (PSD, PSDB, PSDC, PSL, PR,DEM e PV)também que fazem oposição ao atual prefeito Eliseu Mora, sendo que a convenção do pré-candidato Dr. Iomar homologou apenas o prefeito ficando aberto o vice, pois os grupos de oposição ainda estavam entrando em um entendimento para que houvesse apenas um candidato de oposição para derrotar o atual gestor.

Atenção leitores! A qualquer momento poderá existir um acordo entre as alas de oposição com objetivo de derrotar o prefeito.  

Quanto às candidaturas dos vereadores dos partidos citados foram homologadas suas pré-candidaturas.

Hoje está acontecendo no clube ”GAP” a convenção (PMDB, PTdoB,PSL e PRP )do prefeito Eliseu Moura.

Aguardem a qualquer momento ...notícias...Boas!

PSD terá aumento em cota do Fundo Partidário

 

Sessão do TSE


  A partir das 13h desta sexta-feira (29), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúnem no Plenário da Corte para a última sessão de julgamentos do semestre. Na pauta da sessão está o processo que definirá se o Partido Social Democrático (PSD) terá direito a uma maior participação na divisão dos recursos financeiros do Fundo Partidário. A sessão do TSE, anteriormente marcada para começar às 12h, teve seu início adiado para as 13h devido ao prolongamento da sessão de encerramento do STF.


O pedido do PSD foi feito na Petição (PET) 174793, e o julgamento do caso será retomado com o voto do ministro Dias Toffoli, que pediu vista do processo no dia 24 de abril, quando o placar contabilizava dois votos a um a favor da legenda.

Os ministros deverão concluir o julgamento que analisa se o PSD teria direito de participar não apenas do rateio dos 5% do Fundo Partidário, que são distribuídos igualitariamente entre os partidos, mas também de ser incluído na repartição dos 95% do Fundo, que são distribuídos levando-se em conta os votos recebidos na última eleição para a Câmara dos Deputados.

Ao final da sessão, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, fará um balanço com o número de processos julgados em 2012.

A sessão será transmitida pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, e também pode ser acompanhada on-line pela página do TSE.

Atenção! Justiça Eleitoral aplica Lei da Ficha Limpa nas Eleições 2012

Imagem da urna eletrônica com a bandeira do Brasil atrás.

 
Termina na próxima quinta-feira (5) o prazo para que os partidos políticos e coligações apresentem, nos cartórios eleitorais, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Para todos os cargos, deverão ser obedecidos os critérios estabelecidos pela chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que prevê os casos em que os candidatos ficam submetidos a inelegibilidade.

Contas de campanha eleitoral x contas de gestor público
A decisão tomada pelo TSE que permite, nas Eleições 2012, a participação de candidatos que tiveram contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas não impede a aplicação da Lei da Ficha Limpa. As contas de campanha são diferentes das contas relativas ao exercício de funções públicas, ou seja, as contas dos gestores públicos (prefeitos, governadores, secretários estaduais ou municipais etc).

As contas de campanha são regidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que, em seu texto, condiciona a obtenção do registro de candidatura à mera apresentação da prestação de contas dos recursos arrecadados por meio de doações e utilizados na eleição. Essas contas são analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral e a decisão do TSE apenas manteve a aplicação literal da norma elaborada pelo Congresso Nacional.

as contas dos secretários estaduais e municipais, prefeitos e governadores, por exemplo, que movimentam os recursos públicos, são analisadas pelos tribunais de contas e pelo Poder Legislativo. Nesses casos, a reprovação das contas acarreta a aplicação da Lei da Ficha Limpa e torna o gestor público inelegível, impedindo que seja candidato na eleição.

Ficha Limpa
A Lei da Ficha Limpa, fruto da iniciativa do povo brasileiro, determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em processo criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros critérios.

São considerados inelegíveis o governador e o prefeito que perderam os cargos eletivos por violação à Constituição Estadual e à Lei Orgânica do Município. Também não podem se candidatar quem tenha sido condenado pela Justiça Eleitoral em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político.

A inelegibilidade alcança, ainda, os que forem condenados pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei determine a pena de prisão; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e delitos praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

A Lei da Ficha Limpa ainda torna inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure improbidade administrativa. Estão na mesma condição aqueles detentores de cargos públicos que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político.

Estão incluídos na condição de inelegíveis os que forem condenados por corrupção eleitoral, compra de votos, doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma.

Os políticos que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município também são inelegíveis. Estão na mesma condição os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, por ato intencional de improbidade administrativa que cause lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Da mesma forma são inelegíveis os que forem excluídos do exercício da profissão, em decorrência de infração ético-profissional, e os que forem condenados em razão de terem desfeito ou simulado desfazer vínculo conjugal ou de união estável para evitar caracterização de inelegibilidade.

A lei inclui os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, e a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais.

São inelegíveis, também, os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por sanção, os que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar.
TSE

As manchetes deste sábado-feira de alguns dos principais jornais do Brasil


O Globo:Censo do IBGE: Brasil é menos católico e ainda mais evangélico

Folha de São Paulo:Mercosul aproveita ausência do Paraguai e inclui Venezuela

O Estado de São Paulo:Com Paraguai fora, Mercosul abre as portas à Venezuela
 
Correio Braziliense:Caixa de Pandora
 

 Estado de Minas:A batalha da fé
  
Jornal do Commercio:Mução liberado após irmão assumir culpla
 
Zero Hora:Estado tem a maior diversidade religiosa do país, mostra IBGE
Clique aqui e leia os destaques de capa de alguns jornais  do país.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

As manchetes desta quinta-feira de alguns dos principais jornais do Brasil


O Globo:Governo quer idade mínima para aposentadoria do INSS

Folha de São Paulo:
Com impacto limitado, governo lança 7º pacote

O Estado de São Paulo:Dilma lança novo pacote, mas reação é de ceticismo
 
Correio Braziliense:Salário do servidor já está na internet
 
Valor Econômico:Ferrovias terão de renovar 5 mil km de linhas sem uso
      
Estado de Minas:Mais uma tentativa
  
Jornal do Commercio:Proposta para Código Penal gera polêmicas
 
Zero Hora:R$ 8,4 bi para reaquecer
 
Brasil Econômico:Em um dia, Eike perde R$ 8,4 bi, o equivalente ao pacote do governo
Clique aqui e leia os destaques de capa de alguns jornais  do país.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Em Pirapemas a convenção dos partidos: PSB, PP, PTN, PT, PCdoB, PDT, PRTB e PMN será realizada sexta-feira


Convenções eleitorais

Convenção do PSB em Pirapemas será realizada juntamente com a dos partidos aliados PP, PTN, PT, PCdoB, PDT, PRTB e PMN.

O Edital de convocação assinado pela presidenta do Diretório Municipal do PSB, a Srª Gorete Martins e todos os presidentes de partidos supracitados, está marcado para o dia 29, com início às 14h00 e término às 17h00min, na Câmara Municipal de Pirapemas.

Os pré-candidatos a vereador devem comparecer para se habilitar ao processo eleitoral com vistas ao posterior registro da candidatura na eleição de 2012.

Na convenção será definida a coligação majoritária e as proporcionais. Este encontro convencional será uma grande festa da democracia política de Pirapemas.

Você filiado: Compareça a convenção, pois sua presença é muito importante no processo democrático no município de Pirapemas.
                
Oposição no rumo certo. Juntos somos fortes!