Powered By Blogger

sábado, 31 de agosto de 2013

Cinco cidades de cinco Estados realizam novas eleições para prefeito neste domingo (1º)


Imagem da urna eletrônica com a bandeira do Brasil atrás.


Eleitores de cinco municípios de cinco diferentes Estados voltam às urnas neste domingo (1º) para eleger prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorrerão nas seguintes cidades: Goiatuba-GO, Santana de Cataguases-MG, Soledade-PB, Augusto Pestana-RS e Taipas do Tocantins-TO.

Esses novos pleitos ocorrerão porque as eleições de outubro do ano passado nessas cidades foram anuladas pela Justiça Eleitoral, uma vez que o registro de candidatura dos candidatos a prefeito que obtiveram mais de 50% dos votos válidos foi indeferido. Assim, a Justiça Eleitoral anulou os votos recebidos por tais candidatos, que ficaram impedidos de serem diplomados e empossados.

Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965, artigo 224), no caso de nulidade de mais de 50% dos votos, novas eleições devem ser marcadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no prazo de 20 a 40 dias a partir da decisão judicial que determinou a anulação. Além disso, em conformidade com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os regionais devem agendar esses pleitos para o primeiro domingo de cada mês.

Até que os novos prefeitos e vices eleitos assumam suas funções, as prefeituras desses municípios estão sendo comandadas pelos presidentes das respectivas Câmaras de Vereadores.

Confira a seguir os detalhes das eleições deste domingo:

Goiatuba-GO

Os 26.400 eleitores de Goiatuba-GO escolherão no domingo entre os candidatos Fernando Vasconcelos (PMDB), Márcia Cândido (PSDB) e Noroel Buzaim (PSC).

A eleição foi convocada porque a Justiça Eleitoral determinou o afastamento do prefeito Ronaldo Cândido e seu vice, eleitos em 2012, por compra de votos.

Santana de Cataguases-MG

Em Santana de Cataguases, na Zona da Mata de Minas Gerais, três candidatos concorrem ao cargo de prefeito nas novas eleições deste domingo (1º). Os candidatos são Evaldo Milane Matias (PSC), Manoel Luiz Mathias (DEM) e o ex-presidente da Câmara Municipal e prefeito em exercício, Gumercindo Augusto de Resende (PSDB).

A prefeita eleita de Santana de Cataguases, Maria Jucélia Baesso Procaci, e o vice-prefeito, José Eduardo de Lima, foram cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico. Como Maria Jucélia obteve mais de 50% dos votos, foi determinada a realização de nova eleição no município.

Soledade-PB

Já os candidatos Flávio Aureliano Neto (PTN) e Vânia Maria Ouriques Barros (PMDB) disputarão a preferência dos 10.686 eleitores de Soledade-PB.

O pleito foi fixado pela Justiça Eleitoral em razão da cassação do diploma de José Bento Leite do Nascimento, candidato eleito prefeito em outubro passado, e sua vice, por conduta vedada a agente público.

Augusto Pestana-RS

Concorrem ao cargo de prefeito da cidade de Augusto Pestana os candidatos Luís Antônio Kruel Bohrer, com o nome de urna Dr. Bohrer (DEM), e Vilmar Zimmermann (PP).

A nova eleição na cidade de 6.100 eleitores ocorrerá porque o prefeito que ganhou em outubro, Darci Sallet, e seu vice, Nelson Wille, tiveram os mandatos cassados por captação ilícita de sufrágio. Para a Justiça Eleitoral, ficou configurada a compra de votos pelos então candidatos, com distribuição de ranchos e carne aos eleitores, entre outras irregularidades.

Taipas do Tocantins-TO

Em Taipas do Tocantins, a 350 quilômetros de Palmas, três candidatos a prefeito registraram candidatura para as novas eleições. São eles: Joaquim Carlos Azevedo (PSD), Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB) e Enivaldo Ferreira dos Santos (PV).

O prefeito eleito em 2012, Orlando Proência, teve seu diploma cassado por abuso de poder político.

TSE

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

HOJE EM PIRAPEMAS O VAREJÃO DAS FRUTAS INAUGUROU MAIS UMA FILIAL



por Joacy Alemão. 
Hoje em Pirapemas inaugurou a casa comercial “VAREJÃO DAS FRUTAS” na AV.Joaquim Santos s/n, no centro e está localizada próxima a Câmara Municipal. Frutas de vários tipos e preço bem em conta para a realidade comercial dos produtos da cidade. Você que está pensando em economizar nas suas compras para alimentação saudável de sua família não pense duas vezes, chegue até a frutaria, comprove no preço, no bom atendimento e na variedade de frutas no “VAREJÃO DAS FRUTAS”.


O “VAREJÃO DAS FRUTAS” convida você e sua família a fazer uma visita e comprovar o verdadeiro estoque de frutas deliciosas do Vale do Itapecuru.


O proprietário Ronaldo agradece a todos os pirapemenses que marcaram presença na inauguração do “VAREJÃO DAS FRUTAS”.


As fotos abaixo comprovam a realidade do “VAREJÃO DAS FRUTAS”.








Comer frutas e evitar sucos industrializados ajuda a prevenir diabetes

 

Comer frutas frescas como amoras, uvas e maçãs ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, a mais comum, enquanto que beber sucos de fruta industrializados pode aumentá-lo, segundo estudo publicado nesta sexta-feira.

O consumo de frutas é recomendado para prevenir várias doenças crônicas, incluindo a diabetes tipo 2, ainda que os resultados de estudos epidemiológicos sobre esta doença tenham sido, até agora, contraditórios.

A diabetes é uma enfermidade que se caracteriza por níveis elevados de açúcar no sangue. Existem dois tipos: a diabetes tipo 1, que afeta com frequência jovens (cerca de 10% dos casos), e a 2, que em geral aparece na velhice.

Pesquisadores dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Singapura compilaram os dados de três estudos americanos realizados com um total de 187.383 pessoas (151.209 mulheres e 16.173 homens).

Estes especialistas estudaram o consumo de frutas e de suco de frutas com a ajuda de questionários que os participantes responderam a cada quatro anos durante um longo período, de 19 a 24 anos.

Mais de 12.000 pessoas (6,5% de todos os participantes) desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo.

Após considerar muitos outros critérios (idade, atividade física, ingestão total de energia, etc.) os pesquisadores encontraram uma relação entre o consumo de certas frutas e um menor risco de desenvolver diabetes.

As amoras são as principais responsáveis por este resultado, seguidas pelas uvas, maçãs, peras, bananas e toranjas, nesta ordem.

As pessoas que consomem estas frutas ao menos duas vezes por semana reduzem o risco de diabetes em 23% em comparação com aqueles que consomem menos de uma vez ao mês, segundo o estudo publicado na revista British Medical Journal.

O consumo de melão e morango, no entanto, pode aumentar ligeiramente o risco de diabetes.
Este risco aumenta em 21% nas pessoas que costumam consumir sucos de fruta industrializados (mais de um copo por dia), em comparação com aqueles que bebem menos de uma vez por semana.

As polpas de fruta, segundo os pesquisadores, têm em geral um alto nível glicêmico (índice de classificação de alimentos em função de seu efeito sobre os níveis de glicose no sangue) e menos nutrientes benéficos que as frutas frescas.

Diferentemente de outros estudos realizados no passado, os investigadores deste estudo não encontraram nenhuma relação entre o consumo de frutas frescas com alto índice glicêmico (como no caso das uvas e das bananas) e um maior risco de desenvolver diabetes.

Sem deixar de reconhecer alguns limites na realização de seu estudo (dificuldade para avaliar o consumo de certas frutas, e os entrevistados em sua maioria eram profissionais da saúde de origem europeia), os pesquisadores acreditam que seu trabalho reforça as atuais recomendações sobre o consumo de frutas frescas para prevenir diabetes.  
(Terra)

Definidos os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil

copadobrasil
Dois jogos foram realizados nesta quinta-feira e encerraram a fase de oitavas de final da Copa do Brasil. Em São Januário, o Vasco venceu o Nacional por 2 a 1 e avançou para as quartas. Os amazonenses saíram na frente, com Danilo Rios, mas os donos da casa viraram com Marlone e Darkson. Na próxima fase, o Vasco terá o Goiás como adversário.

Em Pernambuco, o Internacional empatou com o Salgueiro em 2 a 2, e também garantiu sua passagem à próxima fase. Jorge Henrique abriu o placar para o Colorado, Ranieri empatou, Alex fez 2 a 1 para os visitantes, e Daniel fez o último gol da partida. O adversário dos gaúchos será o Atlético Paranaense.

Confira os jogos das quartas, cujo sorteio de mando de campo será feito na terça-feira

Corinthians x Grêmio
Vasco x Goiás
Internacional x Atlético/PR
Flamengo x Botafogo

No sorteio de terça-feira, às 14 horas, na CBF, serão definidos os mandantes da cada jogo, mas já há uma data referência para a disputa das partidas: 25 de setembro, uma quarta-feira, para os confrontos de ida, e 23 de outubro, também uma quarta-feira, para os duelos de volta.

Por motivos de ajuste à grade de televisão, os jogos podem ser marcados para a quinta ou terça-feira da semana da data referência.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Corregedores decidem apoiar proposta do Maranhão para voto em trânsito de presos provisórios

Na Carta de São Luís, elaborada na tarde desta sexta-feira (23), o Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil aprovou a criação de um grupo de estudo, composto por dois servidores, um da Corregedoria e outro da Tecnologia da Informação, com vistas a apresentar propostas de melhoria das normas referentes à biometria, formado pelo Maranhão, Sergipe, Pernambuco, Distrito Federal e Santa Catarina.
Corregedores decidem apoiar proposta do Maranhão para voto em trânsito de presos provisórios



Na Carta de São Luís (formato PDF), elaborada na tarde da última sexta-feira (23), o Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil aprovou a criação de um grupo de estudo, composto por dois servidores, um da Corregedoria e outro da Tecnologia da Informação, com vistas a apresentar propostas de melhoria das normas referentes à biometria, formado pelo Maranhão, Sergipe, Pernambuco, Distrito Federal e Santa Catarina.

O Colégio decidiu ainda manifestar apoio à proposta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão no sentido de editar norma que regulamente de forma específica e obrigatória os atos preparatórios para as eleições em seções especiais para presos provisórios pelos TREs.

A iniciativa criará mecanismos de voto em trânsito nas seções especiais para as eleições de 2014, com a devida adaptação dos sistemas eleitorais, de forma a efetivar o direito de voto do preso provisório, bem como promovendo campanha de conscientização da importância do voto dos presos provisórios, visando alcançar maior participação deles nos pleitos vindouros.

O TRE-MA sugere que o preso provisório não cadastrado na seção eleitoral especial dos estabelecimentos prisionais até 150 dias antes da eleição possa votar “em trânsito” naquele lugar ou, se já em liberdade, em outro local. Para tanto, o preso provisório ou ex-provisório só precisará ter manifestado interesse prévio na condição, em data a ser estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“O insignificante número de presos provisórios que efetivamente tem participado do processo eleitoral deve ser objeto de análise e reformulação pelos órgãos judiciais e políticos, sendo que a Justiça Eleitoral não pode se furtar de conscientizar e promover a participação desse público no cenário eleitoral”, explicou o desembargador Froz Sobrinho.

Palestras

Reforma política foi o tema da palestra do juiz Márlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa. “Não existe movimento partidário verdadeiro no Brasil. O que há é estímulo à candidatura individual”, frisou o magistrado.

Também expuseram trabalhos os TREs Rondônia (portal da transparência) e Maranhão (biometria e realidade das zonas eleitorais). 
TRE-MA

Conta de luz no Maranhão fica, em média, 3,06% mais barata


A conta de luz dos consumidores do Maranhão vai ficar, em média, 3,06% mais barata a partir desta quarta-feira (28), de acordo com decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovada nesta terça (27).

A medida se deve ao terceiro ciclo de revisão tarifária da Cemar, distribuidora de energia que atua no estado e atende a cerca de 1,6 milhão de unidades consumidoras. Para clientes de baixa tensão (residências e comércio), a conta de luz vai ficar 4,02% mais barata. Para a alta tensão (indústria e grandes empresas) vai haver aumento de 0,5%.

A revisão tarifária é um processo realizado, em média, a cada quatro anos pela Aneel com todas as distribuidora e que tem o objetivo de repassar aos consumidores ganhos obtidos pela concessionária com eficiência e redução de custos.
G1.Brasília

Deputado Cléber Verde mantém inativa em SL sala paga com verba pública

CLEBER VERDE
Cléber Verde: R$ 3 mil mensais pagos com dinheiro dos contribuintes
Uma sala localizada em um bairro de classe média de São Luís, no Maranhão, fica praticamente fechada o ano inteiro. O caso não mereceria destaque não fosse o fato de que sua manutenção é bancada com dinheiro de todos os cidadãos brasileiros. Ela é alugada pelo deputado Cléber Verde (PRB-MA) por R$ 3 mil mensais. Esse valor é integralmente ressarcido pela verba da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o chamado “cotão”.

De acordo com pessoas que trabalham no edifício Mendes Frota, localizado no bairro ludovicense do São Francisco, o deputado “quase nunca” aparece por lá e alguns funcionários vão de vez em quando para limpar e organizar a sala.

Só neste mandato, ele já gastou R$ 78 mil para ter o local à disposição. A sala pertence a Luiz Sousa da Silva, amigo e eleitor de Cléber Verde. Em 2010, Luiz doou R$ 3 mil para a campanha à reeleição do deputado, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A doação foi feita “de livre e espontânea vontade”, contou o parlamentar.

A sala funciona como escritório político, onde “assessores, eventualmente, vão desenvolver alguma atividade orientada pelo gabinete”, disse o deputado.

Por e-mail, Cléber Verde informou, ainda, que utiliza o local para encontros com prefeitos e lideranças do interior do estado, em compromissos relacionados ao mandato. Ele ressaltou que viaja o Maranhão todo, estado com 217 municípios, mas quando precisa estar na capital, utiliza o local para reuniões.

O proprietário da sala afirmou ao Congresso em Foco que trabalha para o deputado em São Luís. O nome dele, porém, não aparece na relação dos funcionários contratados pela Câmara.

Como representante do Maranhão na Câmara, Cléber Verde pode gastar até R$ 35,6 mil por mês para custear despesas inerentes ao exercício do mandato.

Entram nesta cota gastos com gasolina e aluguel de carros, divulgação da atividade parlamentar, emissão de bilhete aéreo e manutenção de escritório parlamentar, dentre outros.

O valor é cumulativo, ou seja, o que não for usado em um mês pode ser gasto em outro, desde que não ultrapasse o total da dotação anual. Há limitação de gastos apenas para a compra de gasolina, limitada a R$ 4,5 mil mensais.
Jornal Pequeno

domingo, 25 de agosto de 2013

No Castelão hoje: Sampaio e Treze da Paraíba!

É HOOOOJE!

TODOS NO CASTELÃO ÀS 19h PARA EMPURRAR O BOLIVÃO!

VAMOOO SUBIIIR PAAIOOOO
Vai Bolívia querida rumo a série B e depois a série A


Hoje no Castelão domingo (25) a partida entre Sampaio Corrêa e Treze –PB  será importante para que os times possam se manter na classificação do  grupo A.

Nesta 11° rodado da Série C do Campeonato Brasileiro o Tubarão esta confiante  e desde a sexta-feira (23)  definiu quais seriam os atletas titulares da partida. Mesmo com o desfalque de dois importantes jogadores como Arlindo Maracanã o capitão do time que está lesionado  na coxa esquerda e o zagueiro Mimica que está fora porque terá que cumprir suspensão automática, o time esta confiante e pretende subir na tabela.

O Treze da Paraíba esta na nona colocação do Grupo A com 14 pontos, e vai encarar o agora vice-líder Sampaio Corrêa, que tem 20. A delegação do Galo saiu de Campina Grande na madrugada de sexta-feira (23) , o voo fez duas escalas e chegou em São Luís neste sábado (24).

CNM esclarece gestores sobre recursos da Educação Infantil


Giuliano Gomes SEED (PR)
 

Diante das várias ligações recebidas pela área de Educação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) dirige-se aos gestores municipais para esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre as novas portarias da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

As Portarias SEB/MEC 37/2013 e 41/2013, respectivamente de 02 e de 07 de agosto deste ano, autorizam os repasses de recursos já previstos respectivamente nas Resoluções 17/2013 e 15/2013, do Conselho Deliberativo do FNDE (CD/FNDE), ambas de 16 de maio de 2013.

Portaria SEB/MEC 37/ 2013 
A Resolução CD/FNDE 17, de 16 de maio de 2013, e a Portaria SEB/MEC 37, de 2 de agosto de 2013, tratam da transferência de recursos financeiros suplementares à manutenção e desenvolvimento da educação infantil para atender crianças de até 48 meses, com matrículas em creches públicas ou conveniadas com o poder público, informadas no Censo Escolar da Educação Básica do ano anterior, e que sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Gov. Amazonas 






















Entretanto, o recebimento desses recursos não é automático. Para recebê-los, o Município precisa cadastrar as crianças que se enquadram nessas condições junto ao Ministério da Educação. O que a Portaria SEB/MEC 37/2013 traz de novidade é a divulgação da listagem dos Municípios que estão aptos a receber o pagamento desse recurso, porque procederam o cadastramento necessário.

Se seu Município possui matrículas que se enquadram para receber esse apoio suplementar da União, mas ainda não se cadastrou, deve fazê-lo, pois o prazo termina em 30 de novembro. O gestor municipal deve acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e, no Módulo E. I. Manutenção, na aba. Suplementação de Creches MDS, deve cadastrar as crianças que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo governo federal.
Antonio Cruz/ABr
 Portaria SEB/MEC 41/ 2013 
A Resolução CD/FNDE 15, de 16 de maio de 2013, e a Portaria SEB/MEC 41, de 7 de agosto de 2013, tratam da transferência de recursos financeiros suplementares à manutenção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil. Os pré-requisitos é que tenham sido construídos com recursos de programas federais (ProInfância), que estejam em plena atividade e ainda não tenham sido contemplados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Da mesma forma, o recebimento desses recursos não é automático. Para recebê-los, o Município precisa cadastrar os novos estabelecimentos ou turmas de educação infantil junto ao Ministério da Educação. A novidade da Portaria SEB/MEC 41/2013 é a divulgação da listagem dos Municípios que estão aptos a receber o pagamento desse recurso, porque procederam o cadastramento necessário.
A Confederação alerta para a importância do cadastro e lembra que para isso o gestor municipal deve acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e, no Módulo E. I. Manutenção, nas abas Unidades do ProInfância e Novas turmas de Educação Infantil.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, mais recursos federais para a educação  infantil é uma antiga reivindicação dos Municípios.  Mas as medidas anunciadas só amenizam, não resolvem o problema do financiamento, principalmente em relação às creches, predominantemente oferecidas em tempo integral.
CNM


Resolução 15/2013

Resolução 16/2013

Resolução 17/2013

Leia mais aqui:

Resoluções regulamentam leis sobre a transferência de recursos para a educação

Vasco empresta Eder Luis, e jogador já deve ficar fora contra Corinthians

Eder Luis vasco e nacional-AM (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Eder Luis na sua última partida pelo Vasco, contra o
Nacional



O Vasco deve ter um desfalque de última hora para a partida contra o Corinthians. O atacante Eder Luis está de saída do clube. Falta apenas assinar o documento de transferência, mas ele está sendo emprestado por dois anos para o Al Nasr, dos Emirados Árabes. O jogador já não deve atuar na partida desta tarde contra o Corinthians, às 16h, em Brasília.

Eder fazia parte de uma lista de jogadores que o clube tentava (e ainda tenta) negociar desde os tempos do ex-treinador Paulo Autuori em São Januário. O atacante, depois de longa fase abaixo dos seus melhores momento no clube, em 2011, recuperava seu futebol nas últimas rodadas, mas era visto como uma oportunidade do Vasco fazer dinheiro. Eder será emprestado por dois anos, em negociação próxima de 2 milhões de euros - cerca de R$ 6 milhões. Pelo atacante, que foi adquirido em definitivo no meio do ano passado ao Benfica, o Vasco ainda deve mais de R$ 5 milhões. Os portugueses aceitaram parcelar a dívida para ser paga em dezembro de 2014 e dezembro de 2015.

Eder Luis tem contrato com o Vasco até o meio de 2016. Ele fica emprestado ao clube dos Emirados até um ano antes do término do contrato dele com o clube vascaíno. O jogador ainda está em Brasília, mas dificilmente vai entrar em campo na partida desta tarde. Ele já viaja nesta segunda para se apresentar ao novo clube e fazer exames médicos.

Além de Eder, o clube procura realizar outras negociações para enxugar elenco, diminuir a folha salarial e obter novas receitas. Entre eles estão o lateral-direito Nei, o zagueiro Renato Silva, os volantes Fellipe Bastos e Wendel e o atacante Tenorio.

Eder Luis fez 159 jogos e 27 gols pelo Vasco. O jogador foi um dos principais destaques do time na conquista da Copa do Brasil de 2011.

Globesporte.com.br

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Vasco acaba com concentração no Rio, mas monitora elenco contra excessos

  • Ricardo Gomes foi um dos idealizadores da iniciativa contra a concentração no Vasco da Gama
    Ricardo Gomes foi um dos idealizadores da iniciativa contra a concentração no Vasco da Gama
O Vasco acabou com a concentração antes dos jogos realizados no Rio de Janeiro. Mantida sob sigilo, a medida foi adotada no início do mês e começou a ser divulgada nos bastidores de São Januário durante o último final de semana. Ao contrário do ocorrido em janeiro de 2012, quando os jogadores boicotaram o regime por conta dos salários atrasados, a estratégia desta vez não teve motivação financeira e foi definida após reunião entre dirigentes e comissão técnica. O elenco recebeu o alerta contra excessos na véspera das partidas para que não seja necessário retomar o procedimento anterior.

O diretor executivo Ricardo Gomes e o técnico Dorival Júnior são os principais entusiastas do novo modelo. Ambos trabalham em cima da "filosofia europeia" envolvendo o polêmico tema. A presença de Juninho, veterano que passou anos no Velho Continente, também é importante na adaptação dos mais jovens ao processo.



Estrelas comandam suas equipes com mãos de ferro10 fotos

"O retorno do camisa 8 ao Vasco após passagem frustrada pelo futebol norte-americano se mostrou aposta acertada logo no primeiro jogo, quando Juninho marcou gol em clássico contra o Fluminense. A equipe é muito dependente do atleta: todas as bolas passam por ele no meio-campo e as jogadas de bola parada sempre têm dono". 

Atualmente, o elenco se apresenta apenas ao meio-dia nos dias de jogos realizados no Rio de Janeiro. Os atletas almoçam e descansam em seus quartos antes da saída para o estádio. Apesar de não ter relação com os salários atrasados, atualmente em dois meses, a decisão beneficia o clube financeiramente, já que pelo menos 30 diárias da véspera não precisam ser pagas em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

A tendência é que a filosofia seja mantida no Cruzmaltino mesmo com a ocorrência de resultados adversos. Desde que a medida foi adotada, o time perdeu para Botafogo e Grêmio e empatou com a Ponte Preta. A permanência está ligada diretamente à conduta dos atletas na sequência da temporada.

"Não fizemos por questões financeiras. O Dorival acha a concentração desprezível e optamos por adotar a medida. A tendência é que continue dessa forma. É lógico que os jogadores precisam ter senso de profissionalismo para que tudo dê certo. É importante observar o processo com atenção", explicou Ricardo Gomes.

O Vasco mantém a concentração apenas nas viagens, já que não tem como fazer diferente pelo calendário. No entanto, a comissão técnica tenta sempre que possível permanecer o menor tempo possível longe do Rio de Janeiro para evitar o desgaste dos atletas e melhorar o rendimento dentro das quatro linhas.

O fim da concentração aparenta ser uma tendência definitiva no futebol carioca. Com o passar do tempo, os clubes tentam se adaptar ao modelo já utilizado em outros países. No Rio de Janeiro, o Botafogo não se concentra há pelo menos oito meses. Porém, a situação foi motivada pelos atrasos salariais. Por outro lado, a diretoria percebeu a consciência do grupo para administrar a questão.
Uol

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Felipão convoca os vinte e dois jogadores para os amistosos contra Austrália e Portugal

Volante Ramires participou do amistoso do Chelsea contra a Inter de Milão
Ramires (Chelsea) está de volta a seleção brasileira


O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, anunciou a lista com os 22 jogadores que enfrentarão Austrália e Portugal, em setembro. A novidade da lista foi a volta de Ramires. Henrique, do Palmeiras, e Maicon, da Roma, também foram convocados.

No dia 7 de setembro, a seleção brasileira enfrentará a Austrália, em Brasília. Depois, o time jogará contra Portugal, em Boston.

Veja alista dos convocados abaixo:

GOLEIROS


  • Jefferson (Botafogo)

    Júlio César (Queens Park Rangers)

ZAGUEIROS


  • Thiago Silva (PSG)

    David Luiz (Chelsea)

    Dante (Bayern de Munique)

    Henrique (Palmeiras)

LATERAIS


  • Daniel Alves (Barcelona)

    Maicon (Roma)

    Marcelo (Real Madrid)

    Maxwell (PSG)

MEIAS


  • Fernando (Shakhtar Donetsk)
    Hernanes (Lazio)
    Luiz Gustavo (Wolfsburg)
    Paulinho (Tottenham)
    Ramires (Chelsea)
    Oscar (Chelsea)

ATACANTES


  • Hulk (Zenit)
    Bernard (Shakhtar Donetsk)
    Neymar (Barcelona)
    Fred (Fluminense)
    Jô (Atlético-MG)
    Lucas (PSG)




Vasco da Gama vence o Nacional por 2x 0

O Vasco conseguiu se impor diante do Nacional-AM e agora joga pelo empate na partida de volta
O Vasco conseguiu se impor diante do Nacional-AM e agora joga pelo empate na partida de volta

A torcida chegou a comemorar a “sorte” vascaína no sorteio da Copa do Brasil. Pela definição dos confrontos, o time carioca duelaria com o frágil Nacional, da Série D do Campeonato Brasileiro. Pela avaliação inicial, deveria ser um confronto tranquilo. Não foi o que aconteceu no jogo de ida, na noite desta terça-feira. O Vasco sofreu para vencer o time do Amazonas por 2 a 0, em Manaus.

O Vasco abriu o placar somente no fim do primeiro tempo, após segurar a pressão do Nacional. E sofreu ameaças constantes na defesa durante toda a segunda etapa. Não fosse o goleiro Diogo Silva os visitantes teriam levado a virada. Mas Tenório, que marcara o primeiro gol, garantiu a vitória aos 45 do segundo tempo, em cobrança de pênalti.

A vitória, sofrida, deixou os vascaínos em vantagem para o jogo da volta. O time carioca avançará às quartas de final mesmo se perder por 1 a 0 em São Januário, no dia 29. O Vasco fez sua estreia na competição direto nas oitavas de final porque herdou a vaga do São Paulo, que desistiu da competição nacional para defender o título na Copa Sul-Americana.

Vasco e Nacional fizeram um primeiro tempo de muita vontade e pouca inspiração. O baixo nível técnico era compensando pela correria e pelos seguidos lances ofensivos, gerados a partir de erros das duas defesas. Em duelo de lá e cá, o time da casa foi empurrado pela torcida nos minutos iniciais e chegou a balançar as redes logo aos 2 minutos. O Nacional aproveitou vacilada geral da zaga vascaína e Leonardo finalizou para o gol. A arbitragem, contudo, assinalou o impedimento correto.

A alternância nos dois ataques culminou em cobrança de escanteio que gerou cabeçada de Tenório. A bola ainda sofreu leve desvio antes de entrar no cantinho direito de Gilberto, aos 43 minutos.

Apesar da vantagem, o Vasco seguia com dificuldade na armação no segundo tempo. Sem Juninho Pernambucano, poupado, o time carioca contava com Pedro Ken e Fillipe Soutto no meio-campo, sem conseguir segurar a correria do rival. Acabava utilizando a mesma tática para ameaçar o gol adversário.

Nos instantes finais da partida, Eder Luis disparou no ataque e foi derrubado dentro da área. O juiz marcou o pênalti e expulsou o zagueiro Morisco. Na cobrança, Tenório mandou no canto, aos 45 minutos, e confirmou o favoritismo do Vasco.
 

Castelão é aprovado para ser subesede da Copa em 2014

 
O Castelão foi aprovado entre os 70 centros de treinamento disponibilizados como opções para as seleções que vão disputar a Copa 2014 no Brasil. A informação foi prestada pelo jornalista Nelson Ayres, gerente de comunicação do Comitê Organizador Local (COL), em visita ao jornal O Imparcial, ontem à tarde. Ele deixou claro, porém, que agora tudo só depende do país interessado optar pela preparação em São Luís.
 
Durante o encontro com os jornalistas da editoria de esporte. Nelson Ayres, relatou que vem fazendo um trabalho de divulgação do Mundial marcado para o próximo ano em nosso país, e prestando informações oficiais sobre a organização do evento.
 
Ele fez uma exposição em que mostrou as ações do comitê para o torneio “Consideramos a Copa 2014 um grande investimento para o Brasil, que vai lucrar muito com a presença de turistas de todos os continentes”, disse otimista.
 
Durante cerca de 40 minutos, Nelson Ayres esclareceu pontos importantes, como segurança, credenciamento de jornalistas, sistema de comunicação de todos os meios eletrônicos e impressos, entre outros.
 
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo será na Costa do Sauípe, na Bahia, dia 6 de dezembro. Em seguida começa o credenciamento da imprensa.

Recordes
Onrtem, o primeiro dia da venda dos ingressos da Copa 2014 bateu todos os recordes. Em sete horas, 1 milhão de entradas para os jogos do Mundial brasileiro foram solicitadas. O número é quatro vezes maior que o da África do Sul, em 2010 (216 mil pedidos em 24 horas) e o dobro da Alemanha, em 2006 (500 mil em 16 horas).

No Brasil, 163 mil torcedores manifestaram interesse até às 14h (de Brasília). O jogo de abertura, na Arena Corinthians, foi o mais procurado, com mais de 168 mil pedidos. A final, no Maracanã, teve 165 mil solicitações.
 
A primeira fase da comercialização ocorrerá entre 20 de agosto e 10 de outubro. A segunda etapa começará no dia 8 de dezembro, com término em 30 de janeiro. O período final, por sua vez, ocorrerá de 26 de fevereiro a 1º de abril de 2014. De 15 de abril a 13 de julho, será possível também realizar a compra de última hora.
O Imparcial

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Copa do Brasil: Vasco x Nacional hoje

Pedro Ken comemora, Coritiba x Vasco (Foto: Heuler Andrey/Agência Estado)


O Vasco visita nesta terça-feira o Nacional-AM, em Manaus, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Juninho Pernambucano, poupado, Rafael Vaz e André, não jogam. Eder Luis viajou com o grupo, mas ainda é dúvida. Às 21h50.


O município de Boa Vista do Gurupi terá nova eleição


 
fachada institucional outubro 2012


A nova eleição em Boa Vista do Gurupi (100ª zona eleitoral – Maracaçumé) será realizada no primeiro domingo do mês de outubro (dia 6/10), definiu o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na tarde desta segunda-feira, 19, durante sessão administrativa do órgão.

Estão aptos a participar desta eleição todos os partidos que tenham registrado seu estatuto um ano antes do pleito e que permaneçam registrados no Tribunal Superior Eleitoral, e tenham, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, devidamente anotado no Tribunal Regional Eleitoral maranhense.

Podem concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que estejam filiados a partido político e tenham domicílio eleitoral até um ano antes da data marcada para as eleições. No entanto, aqueles que tiverem dado causa à anulação da eleição de 7 de outubro de 2012 não podem participar da nova eleição.

Prazos, propaganda e mesa receptora

O prazo para a entrega no juízo eleitoral do requerimento de registro de candidatos a prefeito e vice-prefeito encerrar-se-á, improrrogavelmente, às 19h (dezenove horas) do dia 4 (quatro) de setembro. No mesmo dia em que receber os pedidos, o chefe do cartório afixará o edital, no local de costume, para ciência dos interessados, passando a correr o prazo de 5 (cinco) dias para impugnações.

A propaganda eleitoral será permitida a partir de 5 (cinco) de setembro de 2013 e regulada, no que couber, pela Resolução TSE nº 23.370/2011 e pela Lei nº 9.504/1997, inclusive quanto aos prazos processuais.

Ficam mantidas as mesas receptoras e a junta eleitoral constituídas para as eleições de 7 (sete) de outubro de 2012, facultado ao juiz eleitoral proceder às substituições que se fizerem necessárias, nos termos da legislação eleitoral.

Entenda

O Tribunal Superior Eleitoral, nos autos do Recurso Especial Eleitoral n.º 279-72.2012.6.10.0100, negou seguimento ao recurso interposto pelo candidato eleito ao cargo de prefeito do município, acarretando o indeferimento do respectivo registro de candidatura dele.

A legislação eleitoral prevê que se a nulidade atingir mais da metade dos votos do município, as demais votações serão prejudicadas e o Tribunal Regional Eleitoral marcará dia para nova eleição.
TRE-MA