Powered By Blogger

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Governo adia proposta da CPMF por causa de divergências


07032013_Palacio_do_Planalto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O governo adiou o envio ao Congresso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria a antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A previsão é que o Palácio do Planalto encaminhasse ontem, segunda-feira, o texto que propõe alíquota de 0,20% e duração de quatro anos destinado à Previdência Social, mas isso não ocorreu.
 
O Ministério da Fazenda e a Casa Civil divergiram sobre a situação da PEC. Enquanto interlocutores do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, informaram que a proposta está desde sexta-feira na Casa Civil, esta informou ontem que o texto ainda não chegou ao órgão.
 
Ontem Levy evitou comentar se a reedição da CPMF, que faz parte do pacote, será mesmo enviada em forma de PEC. Nesse formato, o texto precisaria da aprovação de pelo menos 308 votos do deputados em dois turnos, algo considerado difícil, já que a base governista está fragilizada.
 
Pacote
 
O ministro apresentou à cúpula do PMDB do Senado propostas para a construção de um pacote a fim de retomar o crescimento econômico. As medidas têm como base a Agenda Brasil, conjunto de iniciativas apresentadas principalmente por Renan Calheiros (PMDB-AL), e propõe aos senadores mudanças na Lei de Licitações, um novo modelo para realização das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e a reforma de Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
 
Segundo relatos de presentes, o ministro sinalizou, sem dar detalhes, que a reforma do tributo deve partir para algo semelhante ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
 
Informação da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário