Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Outubro Rosa: campanha chega ao fim, mas brasileiras devem se conscientizar o ano todo, alertam especialistas

Governo de Alagoas
























O Outubro Rosa, campanha que conscientiza sobre a importância do exame do câncer de mama, chega à reta final e o alerta principal fica para outros meses: a prevenção é o caminho contra a doença. E os cuidados devem ser tomados também durante a gravidez, pois, apesar de raro nesta situação, o número de casos têm aumentado.
 
Durante debate sobre o tema Prevenção, Cura e Reconstrução Mamária: um Direito que não Pode Ser Violado, no Congresso Nacional, a médica mastologista Maria Pereira explicou que muitos mulheres têm optado por ter filhos perto dos 40 anos, faixa etária em que o câncer de mama costuma aparecer.
 
Fazer o exame de mamografia é a melhor maneira de se detectar precocemente a doença. "A detecção precoce só é possível com a mamografia. A prevenção é complicada, porque há uma multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença. A mamografia pelo Sistema Único de Saúde está indicada para pacientes entre 49 e 60 anos e tem 90% de resolução. Em paciente jovem, o diagnóstico é feito por ultrassom. A ressonância magnética é um método bom, mas não substitui a mamografia", destacou a médica.
 
Dados

Em 2014, 57.129 novos casos do câncer de mama foram registrados no Brasil - 38 mil mulheres morreram. Esta é uma das doenças mais frequente entre o público feminino. "A cura do câncer, a gente só obtém com diagnóstico precoce. E que todas as mulheres tenham direito de fazer a mamografia", ressaltou.
 
Outra convidada do debate, presidente da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer, a médica Luci Ishii, disse que o medo e a falta de conhecimento sobre a doença impedem que ela seja combatida com mais eficiência. "Precisamos falar mais sobre o câncer de mama, temos que começar isso cedo, desde a idade escolar. Devemos colocar isso de tal forma que a paciente em idade de risco não tenha medo de procurar o médico e se cuidar", alertou.

Informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário